segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ciência e Amor

[caption id="" align="alignleft" width="186" caption="Capa da Revista Veja onde se encontra a matéria "O que a ciência sabe sobre a paixão?""]Revista Veja - Edição 2061 - 21 de maio de 2008[/caption]

Como podemos tratar o amor de forma científica? ou tratar a Ciência com amor? A revista Veja publicou uma reportagem chamada "O que a ciência sabe sobre a paixão" em 2008(matéria completa) . A matéria fala sobre o comportamento de nossos genes, que crescemos e procuramos encontrar compatibilidade genética e fertilidade estudo reafirmado nas palavras do psicólogo evolucionista David Buss-U. do Texas, " o desejo é a chave de tudo", porém uma pergunta intrigante que matéria da Veja tentou explicar seria: "Por que nos apaixonamos?"

Segundo outra pesquisadora, Helen Fisher-Universidade Rutgers-N.Jersey, todos temos quatro personalidades, que de acordo com o nível presente de cada hormônio em nosso organismo nos tornaría : exploradores,construtores, negociadores e diretores,isso conforme a predominância de dopamina,serotonina,estrógeno e testosterona, respectivamente. Todas as quatro fazem parte de nós, mas uma sempre se destaca mais. Através de estudos ,ela concluiu que, os negociadores se sentem atraídos pelos diretores e os exploradores e construtores são atraídos pelos de seu próprio grupo. (fonte Veja/2008)

O site da Veja disponibilizou um teste online para que você indentifique seu grupo: Faça o teste Clicando aqui

Prosseguindo... de acordo com a revista época, o MHC influencia o odor e a saliva. Isso explicaria por que os parceiros mais “compatíveis” conosco  teriam um beijo bom e um cheiro irresistível, enquanto entre aqueles com perfil genético parecido “a química não rola”. A expressão "opostos se atraem" se encaixa perfeitamente nessa descrição uma vez que quanto maior a diversidade do MHC dos indivíduos mais facíl seria compatibilidade deles. ( matéria completa). Você acredita nessa expressão?

O filme chamado "UP", que foi produzido pela pixar, conseguiu expressar em um curta a mais bela história de amor de um casal, Carl e Ellie,  aparentemente "opostos" com características bem diferentes mas se mantiveram unidos até o final. Juntos pelo fator Ciência ou amor?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=klJcD6HyeOg]

É claro que toda regra tem sua excessão, não vão sair por ai perguntando o MHC do seu companheiro.
Bom Feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário