domingo, 1 de agosto de 2010

Dia dos Pais - Pai,Homem que Chora!

O “Dia dos Pais” é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. A palavra “Pai” deriva do latim “pater”, e significa uma menção aos heróis ou progenitores. Com certeza, para ser “pai” deve haver um filho e consequentemente uma mãe. Podemos então entender a palavra pai como “família”.

A imagem de “durão” ou “carrasco”, normalmente, é atribuída à imagem do pai, decorrente de uma sociedade em que a mulher não tinha muitas oportunidades e liberdade de expressão. Porém, devemos desmitificar essa realidade, ainda mais no Séc XXI, como a figura do pai semelhante à mãe, também sendo um ser humano que sofre e ama. O sofrimento para um pai ao repreender seu filho pode ser tão doloroso tanto a um quanto ao outro.
A educação tem um papel fundamental na etapa do crescimento de um ser humano.

Na nossa cultura ou sociedade, parece até que homem não chora, parece que o seu pai é o mais forte, às vezes o mais tímido ou até mesmo o mais legal de todos os pais É claro que não existem só tristeza e imagens de homem durão, o Paizão, o Senhor da Casa. Há também muito amor, choro e preocupação. Lágrimas no seu nascimento, lágrimas no crescimento, na escola, na passagem do vestibular, na formação, no casamento, ao chegarem os netos... no seu dia a dia.

Pai para todas as horas,
O pai durão, o chato...
O pai legal, o lindo...
O meu pai, o melhor pai.
O seu pai, o melhor pai
O nosso pai, nosso Senhor.

A todos os pais nessa data, segundo domingo de agosto, e para o meu pai , representando todos os Pais... um “Eu Amo Você”. Do seu filho, com muito orgulho de ser seu filho.
Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário